quarta-feira, 21 de abril de 2010

Prova integrada

As obras de helio Oiticica foram feitas como forma de chamar e prender a atenção das pessoas, e onde foi usada durante a ditadura militar como uma saída para que as pessoas tomassem consciência, através das sensações corpóreas de si corporalmente, depois de si como individuo e em seguida perceber o seu lugar na sociedade, as obras foram feitas buscando a interação das pessoas para que o espectador passa-se por experiências sensoriais referente ao tato, olfato, audução, e até o paladar, além da experiência visual.
E por essa intenção do espectador participar da obra ele fazia as obras brincando e dançando com as cores para buscar o interesse de todos e para ele o metaesquema não é uma pintura ou desenho e sim uma evolução da pintura, vejo que o trabalho de Hélio Oiticica busca a dimensão de mostrar as pessoas um outro modo de agir e buscar o seu desenvolvimento individual e dentro da sociedade e assim buscar uma evolução da própria sociedade, mostrando que as coisas podem ser tratadas de uma forma lúdica, no meu entendimento as obras dele foram usadas na época para que as pessoas pudessem formar suas próprias opiniões e vendo que pode relacionar a vida a uma brincadeira (por exemplo o jogo das cores), trazendo a vida de todos o divertimento, felicidade, ser espontâneo, ter criatividade e chega a mostrar na sua exposição até outras formar lúdicas que o Huizinga cita como regras de poder mexer em algumas obras outras não, temos o espaço definido, o prazer de estar ali e desenvolver o nosso raciocinio como por exemplo nas obras tridimensionais, e fica claro que incentiva também o usar as 3 dimensões do conteúdo o conceitual - o que fazer para se achar na sociedade, procedimental - como fazer isso, atitudinal - atitude de buscar ser você mesmo, foi um exemplo que pode nos levar pro lado de que com isso as pessoas poderia evoluir e busca levar isso para outras áreas.
As obras tridimensionais, as cores usadas a sensação de que as figuras estavam coladas uma nas outras, ela trás o desenvolvimento de observar e de raciocinar e o desenvolvimento da pessoa em si como o professor Sylvio Rezende trás em seu artigo sobre o xaderz, o poder do xadrez em lear a pessoa a ter um raciocinio mais rápido, desenvolvido e ter uma visão mais mpla, e essa visão não fica só no jogo ou na arte, mais é levada pro dia-a-dia da pessoa, e ajuda a um relacionamento melhor na sociedade.
A questão também fugindo um pouco das obras é a questão que você tem que subir e depois descer dois andares, podemos relacionar a Descartes como a questão da ordem que pela relação que ele trabalhava teria que ter uma ordem fixa, na questão do controle algo estático, e lá você pode vivenciar a questão que alguns autores falam como por exemplo Newton, que a ordem vem da desordem, a forma que foi feita foi para você sair de um ponto e ir para outro contrário, mais no final você chegaria a uma ordem correta e que faz você entender a obra. Ele mostra também um local que é dividido por cortinas que tras um piano, lugar para desenhar e para brincar, com galhos e outras coisas que tinha lá, uma forma lúdica de diversão para todos e que por mais que estejam em lugares separados tem a interação com os outros, que pode nos mostrar a questão da interação no jogo que vimos com o autor Fernando J. González e essa interação ocorre além de no ambiente, mais as próprias pessoas que estão vendo a exposição.

Boa prova, teve relações e fundamentos

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